Google+
sábado , 25 novembro 2017
Controle de qualidade dos alimentos no Brasil

Controle de qualidade dos alimentos no Brasil

Controle de qualidade dos alimentos no Brasil A medida que novas fraudes contra a qualidade dos alimentos são flagradas e investigadas por órgãos competentes, como a Operação Leite Compensado conduzida pela Polícia Federal e, paralelamente, divulgadas na mídia, se observa a crescente importância da fiscalização e inspeção de todas as etapas possíveis que envolvem a cadeia produtiva de um alimento de origem animal ou vegetal como forma de garantir a chegada segura do alimento a mesa dos brasileiros.

Os padrões de qualidade no processamento de alimentos estabelecidos pela gestão pública encerram uma série de procedimentos e normas que são previamente avaliadas por exaustivos estudos técnico-científicos oriundos de instituições de ensino e pesquisa em todo o país e no mundo. Consequentemente, as leis que regem o controle de qualidade dos alimentos e as condições higiênico-sanitárias para a conservação dos mesmos, são estabelecidas, principalmente, pelo Ministério da Agricultura no Brasil. Neste sentido, existem três tipos de Serviços de Inspeção atuantes no Brasil: o Serviço de Inspeção Federal (SIF) que abrange vendas dentro e fora do Brasil; a Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CISPOA) que abarca somente o mercado Estadual, e por fim o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) onde o produto não pode ser comercializado em outro município a não ser aquele de origem.

Os produtos comercializados sem nenhum destes serviços citados são considerados clandestinos. Os riscos desses, sob a falta de controle e, muitos casos, a inexistência do controle de qualidade, imprimem uma série de problemas classificados como doenças transmitidas por alimentos (DTA) bem como as zoonoses (Brucelose, Cisticercose entre outras).

Uma DTA muito conhecida é a Salmonela, famosa por estar presente no ovo cru. E o que muitos não sabem, é que a carne de frango mal cozida também apresenta esta enfermidade. Você pode se perguntar: é possível ter salmonela em produtos cozidos? E eu te respondo, SIM! Isso acontece quando o manipulador do alimento faz a contaminação cruzada, ou seja, corta e manuseia em uma superfície (tábua de corte, por exemplo) a carne crua, coloca na panela e depois volta esta carne (já cozida) na mesma superfície sem higienização entre uma etapa e outra. Um alerta bem importante para as pessoas é, sempre que você manipula produtos crus, faça a higienização com uma simples água quente, isso já diminui os riscos de contaminação. Mas diminuiu, e não acaba? Sim, alimento 100% seguro somente na NASA. Sim, os astronautas não podem ter nenhum surto/doença alimentar quando estão em missão no espaço. Já imaginou como seria? Afinal de contas, no espaço não temos hospitais e pronto socorros.

Prof. M.Sc. Ludmila Noskoski Salazar
Médica Veterinária

Confira também

A robótica e o aprendizado infantil

Robótica, a ciência encarregada de planejar robôs, está presente em vários âmbitos da nossa vida, …

DICAS PAIS E FILHOS: Como seu filho te vê?

Dra. Estela Giordani Como seu filho percebe que é amado por você e pelas pessoas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *