Google+
sexta-feira , 15 dezembro 2017
Professor Michel Silva, Profissional de Educação Física de Santa Maria

Conheça nosso novo colunista de Esporte e Saúde Michel Silva

Confira nossa entrevista especial com o Professor Michel Silva, Profissional de Educação Física de Santa Maria – RS e agora novo colunista da Revista Vitale. Sim, é isso mesmo, os textos relativos à treinos e fitness que vêm motivando nossas leitoras desde o início do ano em edições eventuais agora serão SEMANAIS. Mas, deixemos que ele conte melhor essa história 😉

Revista Vitale: Olá Michel. Antes de qualquer coisa, conte-nos um pouco mais sobre a sua formação acadêmica e experiência profissional

Michel Silva: Olá à todas as leitoras da revista, é um prazer falar para vocês. Então, eu sou graduado Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria desde 2013, atuando na área desde então como Professor e Personal Trainer. Mas minha experiência começa em 2009, quando fiz meu primeiro estágio na área, e desde então soube que não sairia mais de dentro de uma academia até o fim da minha vida profissional.

Revista Vitale: Interessante. Então, qual a sua metodologia de treinamento favorita?

Michel Silva: Tenho uma predileção muito grande pelos exercícios básicos, calcados no Powerlifting, em detrimento do uso demasiado de máquinas. No meu entendimento, exercícios com pesos livres são muito mais versáteis e aplicáveis à cada um de forma a respeitar a sua bagagem motora, condição física e clínica, estrutura corporal (altura, envergadura, etc…), coisa que as máquinas nem sempre permitem. Não digo que não faço uso de máquinas nas minhas prescrições de treinamento, mas sim que o uso delas é secundário, apenas complementar.

Revista Vitale: Falemos agora um pouco sobre como surgiu o contato com a Revista Vitale?

Michel Silva: Essa história é um pouco longa, mas tentarei resumir. Uma amiga que é redatora da revista solicitou aos seus amigos educadores físicos em uma rede social uma contribuição com algumas informações sobre um determinado tema para a revista (“Como manter o foco no treino durante todo o ano”, que era uma solicitação das leitoras à época); eu respondi a solicitação dela e escrevi um pequeno texto com algumas dicas e estratégias. Ela gostou bastante e o texto saiu no blog da revista em Janeiro, o qual, segundo eu soube, a repercussão foi ótima. Desde então, ficamos combinados de ampliar essa parceria (e por alguns meses ficamos só na palavra mesmo), até que surgiu novamente um contato, para um texto na edição impressa de inverno da revista. Dessa vez o tema era “Prevenção de Lesões no Inverno”. A repercussão foi melhor ainda, e com ele, recebi o convite para assumir a coluna semanal do Blog.

>>Leia a primeira matéria do Michel: dificuldades com treino?

Revista Vitale: Seus textos têm causado grande repercussão e reações ótimas. Você sempre teve essa aptidão para a escrita?

Michel Silva: De certa forma sim, mas nunca dei muita atenção para essa habilidade. Digamos que foi uma retomada de algo que estava esquecido. Mas sim, sempre tive uma certa facilidade para escrever, minha mãe até lembra que nas séries iniciais minhas professoras queriam pegar minhas redações para elas. Curiosamente, nunca imaginei que isso fosse me dar uma projeção maior além disso, mas, cá estamos nós.

Revista Vitale: Falemos agora um pouco sobre a coluna semanal.  Como serão os textos, temas, etc?img_0812

Michel Silva: Os textos para a coluna semanal serão mais curtos, em forma de dicas e trarão temas relacionados à treino e fitness, como se espera. Virão ao encontro das dúvidas, curiosidades, solicitações, enfim, da demanda das leitoras da revista, prioritariamente. Eventualmente, poderá trazer temas propostos por mim, que eu entenda que sejam importantes/interessantes às leitoras, mas , num primeiro momento, quem manda são elas.

Revista Vitale: Certo. Além da coluna semanal, há previsão de outras parcerias para o futuro com a revista?

Michel Silva: Há sim, mais adiante pretendemos usar também o YouTube para ilustrar um pouco dos temas propostos, com dicas e demonstrações de treino em vídeo. Já dizia a sabedoria popular, “uma imagem fala mais do que mil palavras”. Mas isso é para mais adiante, no momento estamos focados em consolidar a coluna.

Revista Vitale: Saindo agora um pouco do profissional, quem é Michel Silva no âmbito pessoal?

Michel Silva: Então, não tenho como deixar de citar que, nas minhas (poucas) horas vagas também sou músico, e isso na verdade é algo que já faz parte da minha vida a mais de 15 anos, e provavelmente sempre fará. Ainda hoje faço aulas de canto pra deixar a voz em dia, pois, mesmo sendo uma diversão, é algo que gosto de fazer bem. Além de cantor, sou um ouvinte ávido e faminto de música; praticamente tudo o que faço precisa de uma trilha sonora de fundo. Costumava ler muito sobre história também, mas ultimamente não tem me sobrado tempo para isso. E ainda pretendo cursar mais uma ou duas graduações em um futuro não muito distante (espero), pois conhecimento é algo que não ocupa espaço dentro da gente, nunca é demais.

Revista Vitale: Michel, muito obrigado pela entrevista, esperamos muito sucesso para a parceria com a revista. Poderia deixar um recado para nossas leitoras?

Michel Silva: Eu que agradeço pela oportunidade de explicar um pouco melhor esse novo projeto que me anima tanto. Para as leitoras e todos aqueles que acompanham, curtem e apoiam a Revista Vitale, que fiquem ligados, pois vem muita coisa boa pela frente. Até logo mais.

Confira também

DICA PAIS E FILHOS: Atenção, as crianças absorvem tudo!

Dra. Estela Giordani Uma famosa pedagoga italiana, Maria Montessori, escreveu o livro “Mente Absorvente”, vou falar …

ENXAQUECA nunca mais! Vem aí um remédio específico para combater as crises

Se você sofre de enxaqueca sabe, essas dores são terríveis. Mas calma, vem aí um …

Um comentário

  1. Michel Silva é um grande profissional. Por ser um pessoa honesta e humilde, posso dizer que uma satisfação muito grande tê-lo como amigo e instrutor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *