Google+
sexta-feira , 20 outubro 2017
vegetais congelados

Congelar vegetais é excelente para a sua saúde e o seu bolso

vegetais congeladosNa correria do nosso dia a dia sempre damos a desculpa de que levar hábitos saudáveis para dentro da cozinha é difícil pois nos rouba muito tempo. Porém, existem alternativas 😀

Fomos em busca de uma maneira rápida e simples de você passar a consumir mais legumes e vegetais, e, adivinhem? A gente achou! Acabaram-se as desculpas. Escolha seus legumes prediletos e coloque eles numa fria! Congelar é a salvação, confere aí:

Esta técnica acaba por eliminar os microrganismos da superfície do legume, mantendo-a limpa. Na verdade os vegetais deveriam ser congelados após a colheita, mas como isso não é possível, faça-o assim que comprar, escolhendo sempre os mais frescos. Segundo pesquisa da Birds Eye, empresa americana de vegetais congelados, num tempo, cerca de 16 dias, entre o caminho da colheita até o fornecedor, mais o tempo que ficam nas gôndulas,  os vegetais já perderam parte dos nutrientes, entre 10% e 45% (dependendo do legume).

TUDO PODE SER CONGELADO?
Quase, sempre temos as exceções, no caso: tomate, rabanete, pepino. A batata, por exemplo, não pode ser congelada crua, pelo excesso de amido que ela contém, absorve muita água, amolece, esfarela e escurece, a não ser na forma de purê, bolinhos ou suflês. Mas os demais vegetais podem ser congelados, ou melhor, devem ser congelados, pois perderão muito menos nutrientes.

COMO CONGELAR?
Para congelar os vegetais, é necessário que estejam limpos e descascados. Devem ser escaldados em água fervente ou no vapor, nunca deixar cozinhar totalmente e logo que retirar, mergulhar em água com gelo, com ajuda de um escorredor, dando assim, um choque térmico, esse processo se chama “branqueamento”. Com esse procedimento os vegetais manterão sua cor, sabor e textura, além dos nutrientes.

QUANTO CONGELAR?
Congele em porções pequenas, em sacos plásticos, tirando o máximo de ar possível. Nunca use o papel alumínio para embalar, pois ele grudará no alimento. Para descongelar pode levar direto ao forno microondas, sabendo que terá que cozinhar mais, já que eles sofreram apenas um pré aquecimento.

Quem nos ajudou para a construção deste post foram as fontes:
revistavivasaude.uol.com.br
fazfacil.com.br
cozinhadaceci.com.br  

 

Confira também

10 dicas para prevenir a alergia na primavera

Conhecida como a estação mais bela do ano, a primavera chega para alegrar nossas vidas …

9 dúvidas que você precisa tirar sobre o câncer de mama

– No Brasil todos os dias são descobertos 156 novos casos- O Outubro Rosa é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *