Google+
segunda-feira , 24 julho 2017

Cinema infantil: uma ferramenta de possibilidades

cinema-mundo-kidsFicar vidrado em frente à tela do cinema, ao conjunto de cores e luzes não é privilégio de ninguém. É uma possibilidade – que vira necessidade – para todas as gerações. E é na infância que o contato com filmes se transforma em reflexões ascendentes em um futuro promissor. Dentro da escola, o cinema facilita o aprendizado e a relação interpessoal, além de ser uma forma de entretenimento diferente do habitual quadro negro. Mas os filmes infantis trazem mais do que ensinamentos, eles conseguem contagiar a cada nova abordagem, seja ela em animação, com áudio ou atores reais.

Jhonattan Queiroz, proprietário de vídeo-locadora em Porto Alegre e crítico de cinema, confere às películas uma qualidade transformadora em relação à infância: direção. “O cinema na infância pode ser a melhor fonte de informação e cultura. Ele direciona crianças a aprender valores, formular sonhos a um futuro e se auto-orientar a inúmeras possibilidades que a vida proporciona”, diz. Os filmes também ensinam sobre grandes personagens da história, enriquecem o vocabulário e alimentam amizades que podem perdurar na adolescência e vida adulta já que muitas crianças se reúnem na casa dos amigos para sessões de cinema.

Dos mais atuais, Jhonattan recomenda o filme “Como treinar seu dragão” para as crianças, segundo ele: “A animação produzida pela Dreamworks, fala sobre valores como lealdade, amizade e a crença em seus princípios, além de ter uma mensagem incrível no final”. “Como treinar seu dragão” conta a história de Soluço, um simples viking que mora na ilha de Berk. Neste local as crianças ao início da pré-adolescência passam por um rigoroso teste: cada um deve capturar um dragão e treiná-lo para que não sejam exilados da tribo. “O filme trata sobre o medo, muito comum na infância e pré-adolescência, porém não é um enredo ligado a covardia. É sobre a solidão – quase como quando os colegas de aula rejeitam outro por ele ser diferente, mas ele se enaltece ao provar que mesmo sendo diferente, pode fazer a diferença, e é isso que importa”.

O cinema infantil, apesar de ser conhecido assim, não é restrito para as crianças, os adultos também precisam estar ligados com essa arte. Lançado de 7 em 7 anos em vídeo, ficando um ano em catálogo, “O Rei Leão” talvez seja um dos filmes mais emocionantes da história do cinema infantil. Segundo Jhonattan, Walt Disney queria que todas as gerações conhecessem seus clássicos. “O Rei Leão é um filme que toca crianças e adultos até hoje. Ele reproduz fielmente a África em todos os sentidos como cenários, dialetos e valores. Conta a história de um pai rígido que consegue demonstrar amor pelo filho, e assim, leva uma grande mensagem às crianças e seus pais”.

Dicas de filmes

A Invenção de Hugo Cabret – vencedor de 5 Oscar, é um dos filmes mais belos já feitos. Uma aventura que aborda a solidão e a esperança, além de ser uma linda homenagem ao cinema.

A trilogia Diário de Um Banana – conta a história de Greg Heffley que tem 13 anos de idade e sofre os mesmos problemas que a maioria dos garotos como ele sofrem: não é popular. O filme é irreverente e divertido e muito recomendado para as ferias da gurizada.

Confira também

educação filhos

Por que seu filho deve dormir no próprio quarto?

Dra. Estela Giordani Existe um cuidado bem importante que todo o pai e mãe devem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *