Google+
sábado , 19 agosto 2017

Chegaram as festas de fim de ano

Confira como se controlar e manter o peso neste final de ano e ainda aprenda a fazer um prato exótico e requintado para comemorar em família ou esperar os amigos

imagem_blog_festa_de_final_de_ano_dez13

O Ano Novo, assim como o Natal, é uma das festas mais importantes do ano para a grande maioria. Talvez pela reminiscência cristã e/ou pelo espírito de renovação do findar de um ano e início de outro. E nestas festas não faltam mesas recheadas de pratos deliciosos e diferentes bebidas para regar a noite. Porém, em meio a todas essas comemorações, deve haver cuidado para não iniciar o novo ano com problemas de saúde e de sobre peso.

A Nutricionista Paula Freitas concorda que, por tradição, todos abusam nas festas de final de ano, mas o ideal é saber escolher o que e o quanto comer. “Não é porque estas festas ocorrem uma vez ao ano que você deve comer tudo o que tem em cima da mesa.” diz ela.

Tudo bem que este não é o melhor momento para se iniciar um regime alimentar, mas nunca é tarde para começar uma reeducação alimentar. Um presente para o ano que vai nascer é passar pela época sem ganhar peso, determinando a escolha certa dos alimentos. Abaixo separamos algumas dicas da Nutricionista para aproveitar as festas com saúde e peso regular.

A primeira dica é procurar fazer um lanche antes da janta de réveillon. “Normalmente a janta é servida mais tarde, então procure fazer um lanche à base de frutas, cereais integrais e iogurtes. Esta é uma dica muito importante para não exceder na quantidade durante a janta”. Também, no preparo de alimentos é indicada a substituição de produtos convencionais por light, como maionese, creme de leite ou margarina.

Depois dos fogos de artifício, acontece a contagem regressiva para o novo ano e também para o jantar, onde a maioria das pessoas opta pela tradicional carne de porco e sopa de lentilha. Para controlar a ingestão de calorias, não é preciso acabar com a tradição. A lentilha não é ruim, ela é uma leguminosa, e é muito importante tê-la no cardápio. E, para quem gosta bastante de carne, a dica é optar pelo lombo, a parte mais magra do porco, junto com uma boa farofa de frutas, ao invés de bacon.

Uma ideia é o acréscimo de frutas. “O bom é escolher as desidratas ou in natura, elas possuem menos calorias”, indica. E para quem gosta de panetone, atenção! Ele possui altas calorias, por isso deve ser consumido moderadamente.

Impossível de resistir

Coquetéis de drinks, cerveja, champanhe entre outras bebidas de álcool. Podem até ser uma boa opção, mas não custa maneirar. “As bebidas alcoólicas são grandes vilões da época, além de serem calóricas ajudam a reter líquido. Por isso o consumo deve ser moderado, principalmente com os drinks à base de leite condensado, eles possuem muita caloria”.

Dica da Gourmet

Além da nutrição, uma sugestão muito bem-vinda é a derivada do amor à culinária. Cinara Basso, gourmet do Pitada de Sabor, ministra cursos de gastronomia em Cruz Alta e tem um apreço pelas festas de final de ano.  Ela sugestiona: “pratos tradicionais nas ceias são geralmente muito pesados e não combinam com o verão. Por isso podemos pensar em menos pratos primando pela qualidade dos ingredientes. Uma mesa recheada de pratos diferentes também influência na harmonia da festa. Isso torna a festa mais interessante”, diz Cinara.

Pratos não tão comuns, mas que combinam com a ceia são muito indicados. “Pratos leves como salada com peito de peru, terrines de lombo de porco e de legumes, tartare de salmão são uma boa pedida. Além disso, espumante brut, vinho branco ou rosé gelados são a cara das festas e do verão.”

Comemore o Réveillon em alta cozinha

Prepare um prato exótico e requintado para comemorar em família ou esperar os amigos e comece o novo ano com um sabor a mais:

Terrine de Lombo com Pistaches

Ingredientes

1 pote de pistache (130gr)

4 dentes de alho

2 cebolas medias

1kg de carne de porco moída sem gordura

1 caixa de creme de leite

2 colheres de sopa de suco de limão

2 claras

1 colher de sopa de sal

1 colher de chá de noz-moscada

1 colher de chá de alecrim fresco picado

1/2 xíc de vinho do porto

250gr de bacon em tiras

Pimenta do reino a gosto

Para enfeitar o prato

1 abobrinha italiana e uma cenoura em tiras finas – Para prepará-las você vai precisar de manteiga

Preparo

tumblr_mwmm4jxrGP1qbekeno1_500

Descasque os pistaches e reserve. Frite o alho e a cebola até dourar, depois os passe pelo processador com a carne de porco, creme de leite, suco de limão e as claras. Após, tempere com alecrim, noz moscada, sal, pimenta e vinho. Misture bem.

Forre uma forma de 12 x 28,5 cm (retangular) com as fatias de bacon, espalhe um pouco da mistura de carne, cubra com a parte do pistache e assim repita na outra camada.

Cubra com papel alumínio untado e leve ao forno quente (200°) por 1 hora. Deixe esfriar um pouco, escorra o líquido que se formou e leve para gelar.

Depois de pronto, sirva frio, acompanhado dos legumes salteados na manteiga com sálvia e um toque de vinho do porto.

Confira também

cuidados com a pele no verão

Saiba como evitar os problemas de pele mais comuns no verão

Os dias mais quentes pedem atividades ao ar livre com muito banho de sol! Mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *