Google+
sábado , 25 novembro 2017

Câncer de próstata e o tratamento

cancer de prostataO diagnóstico do câncer sempre foi assustador. Ninguém está realmente preparado para receber tal notícia, mas é preciso pensar que quanto antes ela for diagnosticada, mais chance de sucesso no tratamento ela tem.

O mês de novembro, dedicado especialmente para o reforço da conscientização e importância do exame de toque masculino, é mais uma maneira de salvar vidas. Essa atitude deve ser seguida durante todo o ano. Os exames preventivos devem ser feitos uma vez ao ano após o homem completar 40 anos. É preciso procurar um especialista, pois a doença tem comprovadamente 95% de cura, basta o paciente fazer o exame precocemente, seguir as orientações e todos os cuidados indicados pelo médico.

Para a escolha do melhor tratamento são levados em consideração: a idade do paciente e expectativa de vida, quaisquer outras condições graves de saúde, o estadiamento da doença, a importância do tratamento para o paciente, a probabilidade de cura de cada tipo de tratamento e a expectativa do paciente em relação aos efeitos colaterais de cada tratamento.

O tratamento em si depende do estágio em que está a doença. Num primeiro momento é feito um estadiamento do câncer, ou seja, é preciso ver se não se espalhou para outros lugares e pode ser feita uma hormônio terapia. Neste tipo de tratamento são baixados os níveis de testosterona (hormônio masculino) fazendo assim com que o tumor cresça minimamente.  Outra forma de tratamento para a doença localizada é a cirurgia de retirada da próstata ou radioterapia. Quando não há mais resposta positiva de melhora a partir do tratamento hormonal ainda se tem a opção do tratamento quimioterápico, são medicamentos capazes de destruir o câncer, reduzindo os sintomas da doença e aumentar a expectativa de vida.

A principal atitude é realizar os exames sempre, saúde é coisa séria. Um toque pode mudar uma vida.

Confira também

diclofenaco dúvidas

Diclofenaco Sódico x Diclofenaco Potássico: qual a diferença?

O Diclofenaco pertence a um grupo de medicamentos chamados antinflamatórios não-esteroidais (AINEs), usados para tratar …

aspirina e dor de cabeça

Aspirina como um remédio para dor de cabeça do tipo tensão

Uma dor de cabeça do tipo tensão (TTH) é geralmente de leve a moderada e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *