Google+
sábado , 16 dezembro 2017
ventosa terapia

As marcas que aliviam

Conheça a ventosaterapia: o tratamento de michael phelps. O método batizado por cupping, que, em português, é chamado de ventosaterapia tem raízes nos países do Oriente Médio, China e Egito. O seu processo funciona através da aplicação de copos de vidro na pele, criando uma sucção. Isso mesmo! Ela ficou famosa e gerou polêmica durante os jogos olímpicos do Rio 2016 quando o nadador Michael Phelps, adepto à técnica, competiu com os hematomas deixados pelas ventosas.

Agora tenho certeza que você está a fim de saber como funciona essa sucção e quais são seus benefícios, correto? Então, para tirar todas as suas e também as nossas dúvidas, conversamos com a enfermeira e acupunturista Angélica Dreher, confira:

Qual a indicação para o uso da ventosaterapia?

Ela auxilia na melhora de muitos problemas de saúde, não somente a dor muscular, mas também a fadiga, artrite, prisão de ventre, alergias, asma, problemas de pele e tratamento da dor em geral. A técnica funciona também para tratar celulite, mobilização da gordura localizada, regular e melhorar funções do sistema nervoso, aliviar o estresse, ansiedade, dores nas costas e ajuda no tratamento da depressão.

Como é feito o procedimento da técnica?

A ventosaterapia é segura e confortável, nada invasiva nem dolorosa e muito semelhante a uma sessão de massagens. O tratamento é baseado na ação de sucção que ela provoca quando em contato com a pele e músculos para dentro de um copo, causando uma congestão local que estimula a circulação sanguínea na superfície do corpo. Este aumento do aporte sanguíneo favorece a nutrição dos músculos, dissolvendo tensões e aplacando dores musculares e articulares.

É verdade que ela desintoxica o sangue?

Sim, a ventosaterapia atua diretamente na desintoxicação do sangue, melhorando sua qualidade assim como a do próprio Qi (energia) do organismo. Ela serve para filtrar, decompor e expelir as toxinas e o sangue residual do organismo. Seu uso atua diretamente no interior do corpo, estimulando o próprio metabolismo a separar as toxinas presentes no sangue e os resíduos metabólicos do sangue puro e de boa qualidade.

O que esperar após o tratamento?

Depois de uma sessão você irá notar pequenos círculos avermelhados ou hematomas. Essa descoloração não ocorre por rompimento de vasos ou algum trauma no tecido e sim porque todas as toxinas são levadas para a superfície da pele para excreção. As marcas geralmente permanecem somente de 2 a 7 dias. Cansaço você também irá sentir, pois geralmente os efeitos da ventosaterapia são sentidos como uma forte e profunda massagem. Ocasionalmente, você pode sentir algum mal-estar, dores de cabeça, ou simplesmente diferente, isso porque o corpo está num processo de limpeza, expelindo as toxinas. É importante descansar o corpo, e beber pequenas quantidades de água em pequenos espaços de tempo. E claro, após isso sentirá alívio, afinal, depois do tratamento, você vai sentir os resultados imediatamente. Toda sua musculatura ficará muito mais solta e as dores musculares aliviadas ou eliminadas por completo. Assim, a sensação de tensão e de dor será substituída por uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Confira também

DICA PAIS E FILHOS: Atenção, as crianças absorvem tudo!

Dra. Estela Giordani Uma famosa pedagoga italiana, Maria Montessori, escreveu o livro “Mente Absorvente”, vou falar …

ENXAQUECA nunca mais! Vem aí um remédio específico para combater as crises

Se você sofre de enxaqueca sabe, essas dores são terríveis. Mas calma, vem aí um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *