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domingo , 17 dezembro 2017
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As crianças mexem em tudo, e agora, o que fazer?

É muito comum entre os adultos, perguntarem-se o motivo das crianças mexerem em tudo, principalmente, quando não estão em suas próprias casas. Por que será que as crianças mexem em tudo – em sacolas, nos armários, nas gavetas, nos enfeites, etc. ? E o pior é que muitas vezes, esses lugares, são apropriados para as crianças mexerem, pois se estamos em casa, podemos permitir isso, mas quando estamos em outros lugares, é muito difícil controlar nosso filho.

Quando estamos vendo que a criança está mexendo onde ela não pode mexer, o que podemos fazer? Por que ela mexe? Será que eu que sou mãe, pai ou professor, devo deixa-la continuar mexericando “onde não deve”? Será que meu filho é hiperativo, ou tem algum outro problema que vive mexericando?

Em todos esses anos que eu me dedico a trabalhar com crianças e orientar pais e professores, eu sempre digo que, as crianças “mexericam em tudo”, afinal, ela é uma “natural cientista”. A criança tem muita curiosidade, possuiu a necessidade de aprender as coisas, aprender o mundo e experimentar. Ela precisa colocar a mão dela nos objetos, precisa cheirar, colocar a boca, precisa ouvir os sons diferentes, enfim, ela precisa viver a experiência com aquele objeto para poder conhecer ele. E, isso, pode tranquilizar você que é pai ou mãe.

É muito simples entender o processo natural que cada criança passa na “fase do mexericar”, elas estão se conhecendo, se aprendendo e se apropriando do mundo ao seu redor. Mas o que significa se apropriar? Significa que ela está fazendo com que tudo aquilo se torne dela, mas para se tornar dela é preciso mexer nas coisas. Isso que acontece com a criança, também acontece quando somos adultos. Por exemplo, quando compramos um aparelho celular novo, nós não ficamos o tempo todo mexericando, descobrindo e aprendendo como usar? Então, com a criança não é diferente, ela quer estudar as coisas, saber como funciona, qual a finalidade e para que utilizar. É preciso deixar a criança fazer tudo isso, o problema é quando e como a deixar fazer isso, e principalmente, qual a situação adequada para isso.

Vou compartilhar com vocês uma vivencia própria da minha infância. Meu pai, certa vez, trouxe para eu e minhas irmãs, um saco bem grande com tacos de parquet (pedaços de madeira bem pequenos que são utilizados como assoalhos, estes restos, ele havia ganhado em uma pequena fábrica local deste tipo de revestimento de chão das casas). Das muitas coisas que eu me lembro de ter brincado na infância, os tacos de madeira, foram uma das coisas que mais me marcaram. Afinal, com aqueles pedaços de madeira, eu conseguia construir tudo.

Qual é a moral desta história? Nós adultos devemos conseguir dar para as crianças, coisas que elas possam realmente construir, por exemplo, dar pedacinhos de madeira, emprestar uma ou duas colheres da cozinha, para que ela possa se apropriar de coisas reais, que denotam curiosidade, ou seja, ela vai mexericar, mas com o consentimento do adulto, consequentemente, ela vai descobrir coisas novas. Se não forem proporcionadas essas coisas para as crianças, elas vão continuar mexendo no que não devem, ou naquilo que a mãe e o pai, não querem que elas mexam.

Portanto, se as crianças estão mexericando nas coisas que você não quer que ela mexerique, significa que você não está dando a ela as coisas certas, nas quais ela pode vir a descobrir e mexericar. Mas não é de todo mal, se a criança mexer em algum lugar, isso significa que ela está aprendendo. Agora, é preciso um entendimento por parte dos pais e impor limites para as crianças. Eu deixo uma dica para você mãe, pai e professores: perceba quais são as coisas que você pode modificar o seu dia-a-dia, coisas das quais vão ajudar a facilitar que a criança, experimente algo diferente, o quanto mais, melhor, dando a ela, coisas legais, que ela possa mexer e aprender. Quer saber mais sobre educação dos filhos? Acesse meus canais, entre em contato comigo e me conte suas dúvidas.

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Dra Estela Giordani

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