Google+
sábado , 23 setembro 2017
cuidados na primavera

Aproveite melhor a estação das flores com pequenas dicas!

cuidados na primaveraAlguns dizem que a primavera é a mais linda das estações. Dizem que é nela que os corações mais se apaixonam e que as pessoas são mais amáveis umas com as outras. Da primavera diz-se também que é o período em que as pessoas estão no melhor do seu humor. Se estas coisas são verdade ou não, ainda não temos como comprovar cientificamente, mas sabemos que com ela também chegam algumas preocupações.

“Pelas ruas… flores e amigos me encontram vestindo meu melhor sorriso…”. Essa canção nos remete ao momento em que tudo refloresce e mesmo sendo uma das épocas mais belas do ano aos olhos, a primavera também tem seus contratempos. Para algumas pessoas ela é marcada por processos alérgicos, coceiras, espirros, vermelhidão, coriza e irritação. Sabe ao que se deve isso? A quantidade de pólen no ar associado ao aumento da temperatura e umidade que acabam tornando os ambientes propícios à proliferação de fungos, ácaros e bactérias. Os casos de conjuntivite, caracterizada por coceira, desconforto e vermelhidão na área dos olhos, também são comuns. As consequências do clima atingem também a pele e tem reflexos até nos cabelos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 10% a 20% da população do planeta sofrem com rinite alérgica. Mesmo assim é possível evitar isto e tantos outros problemas referentes à estação. Medidas simples como limpar a casa com um pano úmido ao invés do aspirador, deixar os dormitórios arejados e em contato com o sol para eliminar ácaros, manter sempre as mãos limpas, evitar contato com os olhos e mucosas e hidratar a pele com produtos adequados.

Atenção: os cuidados com as crianças devem ser redobrados! Elas são mais sensíveis e estão mais suscetíveis. É indicado sempre lavar roupas e lençóis com sabão neutro, eliminar tapetes e carpetes, e manter os ambientes de maior permanência arejados. Brinquedos de pelúcia devem ser guardados ou embalados em sacos plásticos.

Outra dica importante é não descuidar da alimentação. A primavera é uma estação de transição, com clima mais ameno e com grande variedade de frutas e vegetais. É hora de ir à feira e colher o melhor da estação. Aproveite que as frutas estão mais doces, saborosas e coloridas. Além disso, a digestão se torna mais lenta devido ao aumento da temperatura e ao menor gasto energético, por isso a necessidade agora é de ingerir uma quantidade maior de líquidos do que nas estações mais frias, assim os alimentos pesados já não devem fazer parte da dieta diária. Cuidados irão manter a sua saúde e bem-estar em dia, carpe diem!

Litiérri Razia Garzon
Farmacêutica, Especialista em Análises Clínicas,
Mestre em Ciências Farmacêuticas.

Confira também

careca calvice homens

Implante capilar pode ajudar na recuperação da autoestima

A cirurgia, cada vez mais sofisticada, proporciona um aspecto natural e é eficaz para tratar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *