Google+
terça-feira, agosto 14, 2018

Aprenda fazer KOMBUCHA: o sabor e o refresco da saúde

Duvido que você, enquanto faz as comprinhas fit, não tenha visto uma garrafinha escrito “Kombucha”. Lembrou? Ela é uma bebida refrescante, criada a partir da fermentação do chá, por isso é cheia de vitaminas e nutrientes e sua fórmula é composta por ingredientes naturais. Virou moda no Brasil há cerca de um ano e se destaca porque pode substituir os refrigerantes e as bebidas alcoólicas, já que, tem infinitas combinações e sabores.

Aprenda fazer kefir em casa, clique aqui.

Quem conta tudo sobre a Kombucha é a nutricionista Gabriela De Bortoli, ela comenta que a bebida está cada vez mais frequente nas geladeiras e recomenda que o uso diário de kombucha seja entre 100 e 300ml.

“Primeiro vale lembrar: quando falamos que algo é probiótico significa que contém organismos compatíveis com a nossa flora intestinal. A Kombucha tem enzimas que auxiliam a digestão, além de vitaminas do complexo B e K provenientes do processo metabólico dos microrganismos. O resultado é em uma bebida saborosa e refrescante”, diz Gabi.  

BENEFÍCIOS

  1. Desintoxicação

A bebida apresenta alta capacidade de desintoxicação e pode combater a toxicidade nas células do fígado. O que ocorre devido à atividade antioxidante da Kombucha.

  1. Energia

A formação de ferro liberado pelo chá preto aumenta a energia. O ferro também auxilia em relação ao reforço da hemoglobina do sangue, melhorando o suprimento de oxigênio e estimulando o processo de produção de energia no nível celular.

  1. Saúde do sistema imunológico

O efeito oxidante também é vantajoso ao organismo, já que combatem a ação dos radicais livres (associados ao câncer e ao envelhecimento precoce).

  1. Saúde às articulações

Ela é dotada de glucosaminas, substância que previne a dor artrítica e preserva o colágeno (proteína utilizada para formar a pele, a cartilagem, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos).

  1. Perda de peso

A Kombucha melhora o metabolismo, consequentemente melhora a queima de calorias e gorduras. Mas claro, ainda assim é preciso seguir uma dieta.

 Para fazer em casa você vai precisar de:

– Biofilme ou cultura de Kombucha (colônia-mãe)
– Açúcar refinado ou o orgânico
– Jarra de vidro de 3 litros
– 250 ml de água
– 2 colheres (chá) de chá preto;
– 2 colheres (chá) de chá verde;
– ½ xícara de açúcar refinado;

Modo de Preparo

Ferva a água, acrescente o açúcar até dissolver. Junte as folhas de chá e ferva + 2 minutos. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 15 min. Coe, em um pano fino (tule) e deixe esfriar. Coloque no vidro de 3 litros junto com: 1,8 litros de água, 1 ou + panquecas de Kombucha. Tampe o vidro com tule e elástico na borda para evitar que moscas entrem. Mantenha em infusão por 10 dias (em dias quentes pode ficar menos dias e em dias frios aumenta-se os dias). “Agasalhe” o vidro com jornal para aquecer e após o prazo, retire as panquecas, reserve um pouco para ativar a nova leva de Kombucha.

 

 

Confira também

Um alerta sobre a desidratação em idosos

Que a água é vital para o organismo humano nós já sabemos. Isso ocorre, entre …

Confira 3 ANTES x DEPOIS inspiradores para emagrecer

UM NOVO CONCEITO DE EMAGRECIMENTO Leu o título e se interessou? Pois é, cada vez …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.