Google+
domingo , 22 outubro 2017
filhos e o jogo da troca

Aprenda as regras do verdadeiro “jogo da troca” com seu filho

Quando falamos em educação dos filhos, o assunto gera muitas dúvidas e divide opiniões. Qual a melhor maneira de educar o seu filho? Existe uma receita para isso? Afinal, as crianças gritam, questionam os limites, desafiam os pais e os deixam inseguros, sem saber qual a maneira mais adequada para agir em certas situações. Essa é uma realidade cada vez mais frequente na contemporaneidade, quando o assunto é educação dos filhos.

Talvez a grande problemática é que alguns métodos aplicados à educação dos filhos, ainda é  algo cultural na sociedade em que vivemos, ou seja, os pais adotam os mesmos métodos e posturas para educar os seus filhos, assim como foram ensinados por seus pais.  Isso, na maioria das vezes, quando falamos da atualidade, não possui a mesma eficiência.

Um exemplo é o “jogo da troca”. Quando os pais querem que seus filhos façam alguma tarefa, tenham um bom desempenho escolar ou até mesmo que os obedeçam, ficam tendenciosos a entrar no chamado “jogo da troca”, que ao obedecer a uma determinada ordem, a criança vai ganhar um bem material.  No entanto, os pais não param para refletir, que esse “jogo” leva a criança entender que é muito mais importante ter do que ser.

É preciso que os pais façam essa reflexão para entender o verdadeiro sentido de valores que pretendem passar aos seus filhos. Quando ocorre esse entendimento por parte dos pais é hora de sensibilizar a criança de que ela não vai ganhar um bem material. Porém, vai ganhar algo maior, a própria inteligência, além disso, vai ganhar a si mesma em primeiro lugar. É preciso que os pais ajudem seus filhos a ganhar a si mesmos, a conquistar a si mesmos, a desenvolver-se.

>> Leia também: Relação pais e filhos

As crianças possuem a capacidade de entender a linguagem dos valores profundos da vida, por isso é importante que os pais comecem a “jogar” de forma adequada, repensando o modo com que relacionam-se com o seus filhos. Conversar com os filhos, para que eles entendam que ao obedecer a uma determinada ordem, não vão agradar ou conquistar o papai ou a mamãe, mas estarão conquistando a si mesmos.

Portanto, mesmo sendo uma prática muito comum e até mesmo cultural, quando falamos em educar os filhos é preciso entender que a verdadeira regra do “jogo da troca” está no fato de que é mais importante ser do que ter. Sensibilize seus filhos e tenha essa relação de troca consciente com eles.

Texto assinado pela Dra. Estela Giordani

Confira também

10 dicas para prevenir a alergia na primavera

Conhecida como a estação mais bela do ano, a primavera chega para alegrar nossas vidas …

9 dúvidas que você precisa tirar sobre o câncer de mama

– No Brasil todos os dias são descobertos 156 novos casos- O Outubro Rosa é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *