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quarta-feira , 23 agosto 2017

9 alimentos aliados na saúde dos seus ossos

saude-dos-ossos2A principal característica da osteoporose é a perda de massa óssea aumentando o risco de fraturas. Ela pode ocorrer por 3 causas: a diminuição dos níveis de estrógeno, por isso mulheres na menopausa têm mais risco de desenvolver a doença; pela falta de vitamina D e pelo uso prolongado de corticoides.

Conheça 9 alimentos que são aliados na prevenção da osteoporose:

  1. Leite: Para aqueles que não são intolerantes à lactose, é o principal alimento para fortalecer os ossos. Ele carrega a maior quantidade de cálcio, a substância mais importante para a formação dos ossos.
  2. Derivados do leite: Se você não é um bebedor de leite, um copo de iogurte pode ser uma boa saída para incluir cálcio na sua dieta. Um copo de iogurte de 250 ml possui quase a mesma quantidade de cálcio que um copo de leite.
  3. Sardinha: Este peixe contém altas doses de cálcio e vitamina D, o que ajuda a deixar os nossos ossos mais fortes. Um prato com três sardinhas é tão ou mais benéfico para os ossos do que um copo de leite ou de iogurte.
  4. Vegetais: Além de já serem reconhecidos como fontes de vitaminas, os vegetais, principalmente aqueles de cor verde, como brócolis, couve, couve-flor, espinafre e agrião, são excelentes para fortificar os ossos.
  5. Soja: Os grãos de soja e seus derivados têm efeito benéfico na fortificação dos ossos.
  6. Salmão: Este peixe e outras espécies ricas em gorduras boas, como o atum e a truta, têm a melhor combinação para manter a saúde dos ossos: vitamina D, cálcio e ômega-3.
  7. Nozes e castanhas: Elas podem fortalecer os ossos de inúmeras maneiras. O principal motivo é a quantidade de ômega-3 de origem vegetal que esses alimentos possuem.
  8. Linhaça: O consumo de sódio em excesso pode ser um gatilho para a perda de cálcio nos ossos. O consumo regular de linhaça auxilia os rins a excretar água e sódio, e assim pode proteger os ossos da perda de cálcio.
  9. Tomate: rico em minerais como magnésio, ferro, fósforo, manganês e potássio, participantes importantes na formação dos ossos, ele cai bem em qualquer tipo de molho, salada e é fácil de colocar na dieta.

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