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sexta-feira , 20 outubro 2017
cuidados na alimentação na gravidez

Alerta gestante! Dicas para uma alimentação saudável e equilibrada

São muitas as preocupações que as futuras mamães enfrentam ao longo da gestação dentre elas o aumento do peso, crescimento adequado do feto, sexo do bebê, desenvolvimento de estrias e não conseguir reduzir  o peso após o parto. A elevação do peso é esperada, mas é possível fazê-la de forma saudável, para que tudo volte ao normal no tempo certo e seu bebê se desenvolva adequadamente, devendo ocorrer um planejamento alimentar junto ao nutricionista de acordo com o peso que a mulher tinha antes de engravidar, o período gestacional e principalmente levando em consideração as peculiaridades de cada paciente.

A alimentação adequada é um dos elementos mais importantes para se assegurar saúde a mãe e ao bebê. A mãe pode reduzir o ganho de peso excessivo, diabetes gestacional e hipertensão  e evitar complicações ao bebê, seja na fase embrionária, de crescimento ou na fase adulta, como a maior tendência ao desenvolvimento da obesidade, hipertensão, diabetes e má formação.

>>Leia também: Alimentação durante o tratamento do câncer

A alimentação deve ser composta por nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável do feto (proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais), pois se a mãe ingerir muito ou pouco desses nutrientes, o desenvolvimento celular pode ser afetado. Veja algumas orientações:

  • Dê preferência aos alimentos na sua forma mais natural.
  • Procure consumir diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
  • Realize o consumo de frutas com cascas. Estas promovem maior saciedade.
  • Consuma hortaliças verde-escuras (couve, brócolis, agrião, rúcula).
  • Consuma alimentos do grupo de cereais e tubérculos (arroz, milho, batatas e raízes).
  • Não se esqueça do feijão com arroz.
  • Consuma diariamente leite e derivados, pois esse nutriente é necessário para o crescimento e desenvolvimento.
  • Carnes, aves, peixes e ovos, são ricos em proteínas de boa qualidade e contém ferro. Desta forma contribuem para prevenir a anemia.
  • Evite alimentos industrializados.
  • Evite o consumo de gorduras e doces em excesso.
  • Evite o fumo e o consumo de álcool, pois prejudicam o crescimento do feto.

ana lilia nutricionista

Ana Lilia Gama – Nutricionista
Membro da equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional Enteral do Hospital São Lucas (Sergipe).
Atendimento em consultório na área de nutrição clínica.
Pós-graduanda em Nutrição Oncológica.
Contato: (79)999543091
E-mail: analilia.nutri@yahoo.com.br
Instagram: analiliagamanutri

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