Google+
sábado , 19 agosto 2017

Albumina – você precisa mesmo dela?

suplemento-alimentar-esporte-atividade-fisicaIndo direto a definição, a albumina é uma proteína de alto valor biológico, encontrada na clara do ovo, no leite e até em nosso sangue. É bastante utilizada por praticantes de musculação devido aos bons resultados na suplementação, e também devido ao seu baixo custo. Além disso, ela é uma das proteínas animais mais ricas de toda a natureza, sendo totalmente indicada à pessoas que desejam ganhar massa muscular ou que fazem dietas, como a famosa dieta da proteína.

“Atletas não estão mais habituados ao seu uso devido a grande febre provocada pelo whey. Esta é uma proteína que não deve ser excluída da dieta de nenhum atleta e praticante”, enfatiza a nutricionista Érica Zago.

Efeitos positivos da Albumina

A albumina tem uma grande quantidade de aminoácidos essenciais, o que contribui para a recuperação do tecido muscular, ou seja, para a síntese de proteínas e aumento do volume (hipertrofia). Em alguns casos de anemia, ela é receitada como complemento alimentar. Além dos efeitos citados anteriormente, ela fornece energia para os exercícios e atividades cotidianas.

É importante lembrar que a albumina só é liberada no país para uso sob orientação médica no apoio a alimentação e não como um “suplemento para ficar forte”, por isso sempre consulte seu médico.

Efeitos negativos da Albumina

Problemas nos rins: como qualquer proteína ela pode, em excesso, sobrecarregar os rins que terão de metabolizar seus excessos proteicos. Além disso, algumas pesquisas tem relacionado o excesso de proteínas a uma menor absorção de cálcio.

O excesso de flatulência é algo inevitável e constrangedor, mas que faz parte do processo já que é derivada do ovo. Assim como a diarreia e os enjoos, principalmente com a ingestão de shakes vendidos atualmente em farmácias e supply shops.

Além disso, ela é contra indicada nos casos de hipertensão; varizes esofagianas; edema pulmonar; diátese hemorrágica; anemia grave; anúria renal e pós-renal; desidratação (a não ser que haja infusão simultânea de fluídos).

Então, a albumina tem sim seus efeitos benéficos, mas todo suplemento e toda proteína, devem ser sempre indicados pelo seu médico ou nutrólogo, pois somente eles, após os devidos exames, poderão determinar se ela é a mais adequada ao seu tipo físico.

Confira também

3 passos para uma alimentação correta no pós-treino

Após um período de no máximo 60 minutos, é interessante realizar uma refeição contendo uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *