Google+
segunda-feira, Abril 23, 2018
Portrait of a mature woman laughing

Vamos acabar com as rugas?

Estética orofacial – A nova face da odontologia

Engana-se quem acredita que a estética, do ponto de vista da saúde é apenas para médicos. Hoje em dia a odontologia está cada vez mais presente neste campo de atuação. Daí surge a estética orofacial, o equilíbrio entre a parte funcional e estética do conjunto face. Agora o dentista passa a atuar nesta área, claro, com prudência e dentro dos limites da sua capacitação.

A busca pela beleza e jovialidade é comum nos dias de hoje por isso, tanto a indústria cosmética quanto a ciência, investem bilhões de dólares para a criação de produtos e tratamentos que satisfaçam tais necessidades.

Entre os tratamentos estéticos mais procurados nos últimos dez anos, está: a toxina botulínica – utilizada nas rugas dinâmicas que surgem quando executamos expressões faciais -, o ácido hialurônico – utilizado nas rugas estáticas que surgem sem executarmos expressão facial-, e o ácido deoxicólico – cujo objetivo é reduzir a papada e o queixo duplo. Este último, o ácido deoxicólico, é uma enzima que já existe em nosso corpo, derivado da bílis que tem a função de emulsificar a gordura do organismo, quebrando naturalmente as células de gordura que são eliminadas na corrente sanguínea.

No Brasil o uso do botox foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Federal de Odontologia em 2016, porém sua aplicação já havia sido permitida desde 2011 em finalidades funcionais e casos específicos. Entre esses estão o bruxismo, assimetrias faciais, dor crônica de cabeça, nevralgia do trigêmio, sorriso gengival (quando o paciente eleva acentuadamente o lábio superior ao sorrir) e blefaro espasmo (contrações involuntárias dos olhos).

Sendo assim, o cirurgião dentista capacitado junto a Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica, amplia o uso dessa substância e também do ácido hialurônico para fins estéticos ou de harmonização facial. Cabe lembrar que como em todas as áreas médicas, não diferentes da odontologia, todo tratamento necessita de exame clínico para avaliar a necessidade real do tratamento e suas possíveis contra indicações.

 

Drª. Gisele Succolotti
CRO 10.455
Cirurgiã Dentista – Endodontia e Estética
Rua Duque de Caxias, 871 – Centro
Cruz Alta – RS
55 3322 7717

 

Confira também

QUARENTENA: descubra o que pode e o que não pode

Provavelmente você já tenha ouvido falar sobre a quarentena, talvez até já tenha vivido este …

Saiba tudo sobre as doenças mais temidas da atualidade

Vírus, bactérias, fungos, protozoários e parasitas. Você já ouviu falar nesses vilões? Provavelmente sim! Eles …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *