Google+
sexta-feira , 15 dezembro 2017

A mania dos suplementos alimentares

suplemento alimentarSuplementos alimentares entraram numa via perigosa para a saúde: a moda. Então é importante conhecê-los bem antes usar. São considerados “bombas do bem” porque prometem um melhor desempenho e aumento da musculatura sem os perigos e a ilegalidade dos anabolizantes. Afinal, os suplementos foram criados para atender à preparação de atletas e competidores que precisam compensar as proteínas, carboidratos e minerais consumidos nos longos e exaustivos treinos diários. A nutricionista Érica Zago esteve em Cruz Alta realizando um workshop organizado pela Agafarma Cruz Alta e falou sobre o uso desses suplementos. Vamos tirar algumas dúvidas?

Suplementos são de máxima importância?

Como o próprio nome expressa, ele serve para suplementar uma dieta, ou seja, não deve ser usado como substituição de um alimento. Serve para pessoas que não conseguem atingir a suas necessidades nutricionais com uma dieta normal. Por isso deve ser tomado sob indicação de nutricionista ou médico que irão orientar a melhor hora e forma de ingeri-los.

“Então você que está entrando ou está há pouco tempo na academia esqueça suplementos e foque numa boa ALIMENTAÇÃO”, salienta Érica.

Uma pessoa pode ter ganhos consideráveis sem o uso de suplementos?

A resposta para esta pergunta é: depende!  Como é a sua rotina diária?

Para quem trabalha, estuda ou por algum motivo tem uma rotina diária muito ocupada levar uma marmita com um belo bife e batata doce às vezes se torna inviável, tanto pelo desconforto como pela falta de praticidade. Neste caso não existe outra alternativa a não ser levar um shaker discreto com pó protéico e carboidratos que pode ser preparado e consumido em poucos minutos. Neste caso o suplemento é extremamente útil e pode prevenir com eficácia a perda de massa muscular e manter o corpo em estado anabólico.

No entanto, há quem tenha tempo livre suficiente para fazer de 6 a 7 refeições sólidas por dia, mas que por algum motivo (preguiça e falta de determinação), tenta tampar os buracos da sua dieta mal feita com a suplementação. “Isto além de ser perda de tempo, é um belo desperdício de dinheiro. Suplemento é apenas um complemento para uma dieta bem elaborada, tem pessoas que seguem uma rotina onde a dieta é o suplemento e a suplementação é a dieta. Isto é ridículo, suplemento não é comida”, conclui Érica.

No próximo post fique sabendo sobre a Dextrose e a Maltodextrina

Confira também

3 passos para uma alimentação correta no pós-treino

Após um período de no máximo 60 minutos, é interessante realizar uma refeição contendo uma …

Saiba qual o melhor suplemento para o pós-treino

Imediatamente após o treinamento, é interessante realizar uma refeição o quanto antes, para auxiliar no …

Um comentário

  1. Great post. I was checking continuously this blog and I’m impressed! Very useful information particularly the last part 🙂 I care for such info much. I was looking for this particular info for a long time. Thank you and best of luck.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *