Google+
terça-feira, julho 17, 2018
oncologia

A importância da psico-oncologia

oncologiaA psico-oncologia é a área de interface entre a psicologia e a oncologia. Busca ser facilitadora nos processos de comunicação entre paciente, família e equipe. Surge diante da necessidade de compreensão das vivências do paciente em tratamento oncológico e de sua família, oferecendo um espaço para que possam elaborar, enfrentar suas angústias e desenvolver recursos para lidar com a doença e suas dificuldades.

Em alguns momentos, o simples fato de oferecer a pessoa um espaço onde ela possa falar de seus sentimentos e expectativas frente à doença pode fazer com que novos significados sejam dados à vida. O papel do psicólogo em uma equipe de atendimento oncológico consiste em possibilitar ao paciente a compreensão do seu processo de vida e de adoecimento. Como também, o enfrentamento do diagnóstico, do prognóstico e da construção de um espaço para resgatar seu valor enquanto ser humano e trabalhar suas vivências.

A atuação desse profissional abrange o acolhimento, a fim de ouvir e minimizar a ansiedade. O atendimento serve para oferecer apoio emocional a ele e seus familiares, e, por fim, atua como facilitador na comunicação entre os envolvidos no tratamento. Dessa forma, a presença de um psicólogo em na equipe interdisciplinar tem como objetivo a humanização do atendimento, focando na qualidade de vida, diminuição do estresse e sofrimento de todos os envolvidos.

Indiara Martins – Psicóloga Clínica

Para Carla Gardani, Oncologista Clínica responsável pelo Centro de Oncologia e Hematologia de Cruz Alta (COHCA), inaugurado em 2000 e vindo da necessidade de oferecer um atendimento qualificado para os pacientes oncológicos de Cruz Alta e região e que atualmente, conta com uma infraestrutura formada por farmácia oncológica, confortável sala de aplicação com 6 boxes individuais e 1 leito, além de 2 consultórios e uma equipe multiprofissional, a busca pelo atendimento oncológico completo é papel fundamental no tratamento e responsabilidade do COHCA. Por isso a partir de abril de 2016 o Centro também dispõe de profissionais nas áreas de psicologia e nutrição. Tendo como objetivo principal oferecer tratamento de ponta com profissionais capacitados no manejo dos pacientes oncológicos.

Confira também

Esta estressada? Conheça um método que pode te ajudar

Competição excessiva no ambiente de trabalho, muitas atividades e pouco tempo para realizá-las, jornada extensa, falta …

10 passos para ser mais resiliente

A vida tem suas dificuldades, nós sabemos! Uma hora é a perda do emprego, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.