Google+
sexta-feira , 20 outubro 2017
oncologia

A importância da psico-oncologia

oncologiaA psico-oncologia é a área de interface entre a psicologia e a oncologia. Busca ser facilitadora nos processos de comunicação entre paciente, família e equipe. Surge diante da necessidade de compreensão das vivências do paciente em tratamento oncológico e de sua família, oferecendo um espaço para que possam elaborar, enfrentar suas angústias e desenvolver recursos para lidar com a doença e suas dificuldades.

Em alguns momentos, o simples fato de oferecer a pessoa um espaço onde ela possa falar de seus sentimentos e expectativas frente à doença pode fazer com que novos significados sejam dados à vida. O papel do psicólogo em uma equipe de atendimento oncológico consiste em possibilitar ao paciente a compreensão do seu processo de vida e de adoecimento. Como também, o enfrentamento do diagnóstico, do prognóstico e da construção de um espaço para resgatar seu valor enquanto ser humano e trabalhar suas vivências.

A atuação desse profissional abrange o acolhimento, a fim de ouvir e minimizar a ansiedade. O atendimento serve para oferecer apoio emocional a ele e seus familiares, e, por fim, atua como facilitador na comunicação entre os envolvidos no tratamento. Dessa forma, a presença de um psicólogo em na equipe interdisciplinar tem como objetivo a humanização do atendimento, focando na qualidade de vida, diminuição do estresse e sofrimento de todos os envolvidos.

Indiara Martins – Psicóloga Clínica

Para Carla Gardani, Oncologista Clínica responsável pelo Centro de Oncologia e Hematologia de Cruz Alta (COHCA), inaugurado em 2000 e vindo da necessidade de oferecer um atendimento qualificado para os pacientes oncológicos de Cruz Alta e região e que atualmente, conta com uma infraestrutura formada por farmácia oncológica, confortável sala de aplicação com 6 boxes individuais e 1 leito, além de 2 consultórios e uma equipe multiprofissional, a busca pelo atendimento oncológico completo é papel fundamental no tratamento e responsabilidade do COHCA. Por isso a partir de abril de 2016 o Centro também dispõe de profissionais nas áreas de psicologia e nutrição. Tendo como objetivo principal oferecer tratamento de ponta com profissionais capacitados no manejo dos pacientes oncológicos.

Confira também

10 dicas para prevenir a alergia na primavera

Conhecida como a estação mais bela do ano, a primavera chega para alegrar nossas vidas …

9 dúvidas que você precisa tirar sobre o câncer de mama

– No Brasil todos os dias são descobertos 156 novos casos- O Outubro Rosa é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *