Google+
sábado , 25 novembro 2017
A bandagem que corrige movimentos e ajuda na cicatrização muscular

A bandagem que corrige movimentos e ajuda na cicatrização muscular

A bandagem que corrige movimentos e ajuda na cicatrização muscularKinesio Taping é uma técnica que utiliza bandagem elástica adesiva sobre a pele proporcionando um mecanismo de pressão/força. Elas não apresentam medicamentos ou substâncias químicas, são feitas com tecido 100% de algodão, altamente elásticas, hipoalérgicas e ainda permitem que a pele respire sem obstrução. Essa técnica foi inventada no Japão, pelo Dr. Kenzo Kase em 1970.

Por apresentar propriedade elástica, após a aplicação promove uma tração constante na pele com força para cima, diferente de uma bandagem comum, promovendo estímulos sensoriais e mecânicos duradouros e constantes na pele. Desta forma, mantém a comunicação com os tecidos mais profundos, através de diversos receptores encontrados na epiderme, derme e outros tecidos sensoriais, como o próprio músculo.

Ela é capaz de isoladamente ou em conjunto com outra intervenção fisioterapêutica, facilitar ou inibir a função muscular; manter o posicionamento e estabilidade da articulação; reduzir a dor e auxiliar no alinhamento corporal. Por isso, também é muito usada nos tratamentos de Reeducação Postural (RPG).

O grande destaque de sua utilização é relacionado à área do esporte. É muito comum, principalmente em época de olimpíadas, por ter uma grande diversidade de modalidades esportivas, observarmos a vasta possibilidade de utilização das bandagens.  Vemos atletas com bandagens no joelho, no ombro, na coluna, no pulso, no tornozelo, enfim, onde for necessário. Esta ampla e crescente utilização deve-se ao fato de que além de tratar e prevenir lesões musculares e articulares, ela promove uma melhora na execução dos movimentos. É possível realizar o movimento necessário a sua modalidade dentro do ângulo certo de cada articulação, sem restringir o movimento e prevenindo dores, inflamações, luxações e desgastes.

Importante salientar que, o resultado e o sucesso terapêutico não estão relacionados apenas ao material da bandagem, mas principalmente à avaliação, ao diagnóstico e, consequentemente, à aplicação específica. Dependendo do tecido envolvido (tendão, ligamento, músculos ou inervações), a tensão aplicada, o sentido e a posição corporal podem ser diferentes em cada caso. Portanto, a busca de um profissional que tenha a formação oficial no método Kinesio Taping é essencial para o sucesso e o resultado da aplicação.

 

Kalina Keller
Mestranda em Ciências da Reabilitação pela UFCSPA

Confira também

A robótica e o aprendizado infantil

Robótica, a ciência encarregada de planejar robôs, está presente em vários âmbitos da nossa vida, …

DICAS PAIS E FILHOS: Como seu filho te vê?

Dra. Estela Giordani Como seu filho percebe que é amado por você e pelas pessoas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *