fbpx
Receitas

Pão Australiano

pão australiano
Um receita incrível para inserir da dieta que leva bastante farinha integral sem perder a maciez e o sabor irresistível

Você já ouviu falar no pão australiano? O queridinho das dietas.

De cor escura, macio e adocicado, ele é feito de farinha integral e farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico.

Já o seu sabor adocicado também se dá por ter melado na preparação. Antes de mais nada, vale lembrar que este tipo de pão é rico em fibras provenientes da casca dos grãos de trigo, em vitaminas e minerais.


Ingredientes para o Pão Australiano:

1 xícara de de chá farinha de trigo integral
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 xícara de chá de água morna
1 sachê (10g) de fermento biológico seco (aquele para pães)
2 xícaras de chá de farinha de trigo branca (reserve de 3 à 4 colheres dessa mistura para preparar a esponja)
1 sachê de melhorador para pães (opcional)
1 xícara de de chá farinha de centeio
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/4 de xícara de melado de cana
Fubá a gosto (para polvilhar o pão)

VEJA MAIS:

Como fazer chocolate quente light + receita de canja low carb

Como perder de 5 a 7 kg em 15 dias com a dieta low carb

Aprenda a fazer almôndega vegana de berinjela

Quibe assado e lasanha de berinjela para diabéticos

 

Modo de preparo do Pão Australiano:

1. Em um recipiente grande misture a água, o açúcar mascavo, o fermento, o melhorador e cerca de 3 à 4 colheres (sopa) da farinha de trigo branca. Logo, misture e reserve em local sem ventilação por uns 15 minutos até formar uma esponja.

2. Em outro recipiente, também misture todos os ingredientes secos da receita, com exceção do fubá.

3. Depois de formada a “esponja”, adicione a ela a manteiga, o melado e vá adicionando os secos ao mesmo tempo que mexe bem até formar uma massa lisa e homogênea. Para sovar na mão, também adicione farinha em uma superfície limpa e lisa (sua pia, por exemplo) e coloque a massa. Sove bem, fazendo movimentos para frente e para trás com as mãos por um tempinho. Se você achar que a massa ainda está muito molenga, melhor colocar mais farinha de trigo, porém aos poucos. Após alguns minutinhos sovando a massa, vamos deixá-la descansar por 1h, para enquanto isto o fermento fazer efeito. assim, coloque a massa em um recipiente de preferência limpo, cubra com um pano úmido e reserve. Passado esse tempo, separe a massa em 16 pedaços de tamanho igual ou na quantidade de pães quiser fazer.

4. Em seguida, forme bolinhas com cada pedaço e passe pelo fubá. Polvilhe uma assadeira com o fubá também e arrume os pãezinhos um pouco distantes uns dos outros. Cubra com um pano limpo e deixe em local sem ventilação mais uma vez, assim as bolinhas vão descansar até dobrar o volume (cerca de uma a meia hora).

5. Por fim, pré-aqueça o forno na temperatura média (180ºC) e asse-os por cerca de meia hora, ou até que estejam dourados e soltando aquele cheirinho maravilhoso!

Dicas especiais

Essa massa de pão ode ser usada em vários formatos e para várias finalidades. Entre elas para o pão de hambúrguer (100g), para a baguetinha (150g) e para o pão filão (250G).

Você sabia que o pão de fermentação natural orgânica tem vários benefícios? Isso mesmo!

Além do baixo índice glicêmico, se comparado a outros pães, também favorece a digestão. E, ainda, oferece mais nutrientes, já que as leveduras e bactérias presentes no levais digerem o glúten do trigo e, desta forma, libera minerais como magnésio, zinco e ferro.

Adicione Comentário

Clique aqui para publicar um comentário