fbpx
Cuidados da Estação Vitale

Dê mais atenção às suas manchas de pele

manchas de pelePara quem está interessado em tratar as hipermelanoses cutâneas, mais conhecidas como manchas de pele, esta é a época ideal. Isto porque no inverno a radiação solar é menos intensa, favorecendo o tratamento, pois a redução das manchas depende principalmente da não exposição ao sol.

Os pigmentos são responsáveis pela nossa coloração natural. O mais conhecido é a melanina que se forma principalmente por estímulo da radiação solar. Quando se fazem presentes de maneira uniforme, temos uma pele com tonalidade normal. Porém, quando há um aumento desordenado dela, a distribuição se dá de forma heterogênea, ocasionando a mancha. Observa-se, então, regiões mais escuras intercaladas com partes em que a pele encontra-se com tonalidade homogênea.

O principal agente causador das manchas cutâneas é o excesso de radiação solar, que pode ou não estar associado a outros fatores, como gravidez, uso de contraceptivos orais, de algumas substâncias e posterior exposição ao sol, o que aumenta a produção de melanina.

São vários os produtos cosméticos e dermatológicos que podem ser usados nestes casos, que vão desde produtos mais suaves, aplicados pelo próprio paciente, como peelings usados por profissionais da estética, fisioterapeutas e médicos.

O mais importante, para quem decide tratar suas manchas é realizar uma consulta com um profissional habilitado, para verificar a extensão e profundidade da mesma. A partir daí, será indicado o que fazer para o tipo de mancha identificada. Outro aspecto imprescindível é o paciente entender que o tratamento é demorado, exigindo paciência e dedicação, não podendo ser interrompido, pois pode haver o risco de recidivas.

Associado a esse processo é indispensável o uso de fotoprotetor, bem como não se expor ao sol, pois geralmente os produtos usados para esta finalidade deixam a pele mais sensível, podendo aumentar a extensão da mancha.

Viviane C. K. Nunes Deuschle
Docente na Universidade de Cruz Alta
Mestre em Ciências Farmacêuticas
Doutoranda PPG Ciências Farmacêuticas UFSM

Adicione Comentário

Clique aqui para publicar um comentário