Google+
sábado , 25 novembro 2017
5 fatores que podem ocasionar pedras nos rins

5 fatores que podem ocasionar pedras nos rins

5 fatores que podem ocasionar pedras nos rinsO que se inicia com dores leves na região abdominal pode progredir até problemas mais graves. O desconforto renal pode ter origem no surgimento de cálculos, pequenas calcificações que se formam por causas variadas e são capazes de machucar os canais do sistema urinário e desconforto intenso.

Prevenção
Um dos passos para evitar as calcificações é investir na alimentação. O consumo de pelo menos dois litros de água diariamente é importante, assim como evitar alguns tipos de alimentos com alto teor de sódio, como embutidos, congelados e enlatados.

Já os alimentos ricos em potássio, como banana, vegetais verdes-escuros, tomate, frutas cítricas e líquidos em geral são auxiliares contra a formação de pedras nos rins. A dica aqui é incluir na dieta suco de limonada e salada com mix de folhas, frango, mussarela, tomates secos, ovo cozido e molho Mostarda & Mel.

>>Veja também: receita de limonada verde

Causas
As pedras nos rins são formadas quando a urina apresenta quantidades maiores que o normal de determinadas substâncias, como cálcio, oxalato e ácido úrico. Essas substâncias podem se aglutinar e formar pequenos cristais que se transformarão em pedras. Alguns fatores também podem contribuir:

  1. Histórico familiar: se a doença está ou esteve presente em algum familiar, é provável que se manifeste em mais pessoas também;
  2. Adultos acima dos 40 anos: o problema é mais comum nessa faixa etária, mas pode se desenvolver em qualquer idade;
  3. Água: consumir a menor quantidade água do que o necessário pode resultar em cálculos renais;
  4. Dietas ricas em proteína, sódio (sal) ou açúcar: a presença de sal na dieta aumenta a quantidade de cálcio que os rins deverão filtrar, o que leva a um risco maior do surgimento de cálculos renais;
  5. Pessoas com obesidade também possuem maior risco de apresentar pedras nos rins.

Confira também

A robótica e o aprendizado infantil

Robótica, a ciência encarregada de planejar robôs, está presente em vários âmbitos da nossa vida, …

DICAS PAIS E FILHOS: Como seu filho te vê?

Dra. Estela Giordani Como seu filho percebe que é amado por você e pelas pessoas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *