Google+
segunda-feira, julho 23, 2018

5 alimentos para te aquecer no inverno

Quando a temperatura dos termômetros baixa parece automático o nosso consumo de calorias subir. Isso ocorre porque no inverno o gasto energético é maior, já que o organismo se esforça mais para manter a temperatura do corpo normal. E muitas vezes acabamos por buscar alimentos mais calóricos, ricos em açúcares, sódio, gordura, como o chocolate quente, as massas ou fondue, por exemplo, para ajudar a aquecer. Além disso, nesta época acontece uma diminuição na produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar.

Mas calma, separamos 5 alimentos que não colocam sua saúde numa fria, mesmo no inverno.

Antes disso, veja nosso especial com TUDO SOBRE RINITE.

CANELA

Essa aquece, e muito! Por isso aumenta o gasto energético. A especiaria também é anti-inflamatória e possui grande quantidade de cromo, um nutriente que melhora a sensibilidade à insulina e ajuda no controle da glicemia sanguínea.

DICA: Ingerir entre uma e duas colheres de chá da especiaria ao dia. Ou ainda, use a canela com banana assada, é uma delícia.

GENGIBRE

A raiz também proporciona benefícios para a saúde porque conta com o gingerol. Este composto exerce funções antioxidantes, antifúngicas, anti-inflamatórias e inibe a agregação das plaquetas, evitando o aparecimento de trombos. E ajuda a tratar processos inflamatórios como a obesidade e a gordura localizada.

DICA: Coma cru ou refogado em saladas, batido com sucos ou até mesmo em chás. E consuma cerca de duas fatias pequenas por dia. Os excessos podem causar aumento do fluxo sanguíneo, gastrites e azia.

PIMENTA

Para começar, ela é termogênica e acelera em até 10% o gasto calórico. Rica em vitamina A, B e C, além de minerais como Magnésio e Ferro, ela auxilia na liberação de endorfina e assim, promove o bem-estar.

DICA: Coloque pimenta na sopa, é uma ótima pedida para aquecer.

ALHO

Considerado um potente antiviral, auxilia na destruição dos vírus pela célula de defesa. Além disso, é delicioso e ainda tem ação anti-infecciosa e anti-inflamatória pela presença da substância alicina.

DICA: Vai bem com sopas, ensopados e caldos.

OVOS

Os maiores portadores de proteínas, ácido graxos e ômega 3, são responsáveis por levarem os nutrientes até o nosso cérebro e nos darem energia para enfrentar esse friozão.

DICA: Ovos podem acompanhar vários pratos ou até mesmo ser consumido cozido.

 

Confira também

Vacina contra gripe para cães, sim ou não?

Se você tinha dúvidas, nós esclarecemos: sim, os cães também podem ficar gripados e ter …

Seu filho tem tiques? Saiba o que fazer

Calma, você não está sozinha, esse é o transtorno involuntário do movimento mais comum na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.