Google+
sexta-feira , 20 outubro 2017
sodio faz mal

10 alimentos ricos em sódio que você come e nem sabe!

Você sabia que o sabor da refeição não equivale a quantidade de sal que colocamos?

Dois gramas por dia de sódio é o suficiente para o corpo, entretanto alguns alimentos por si só já possuem esta quantidade.  Fundamental para o organismo, porém se usado em grandes quantidades é nocivo para nossa saúde e pode gerar hipertensão e até infarto. Uma pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária mostrou que a população brasileira está consumindo muito mais sódio do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS.

A nutricionista Larissa Ramos explicou para nossa equipe que  o sódio é Composto principalmente de sal (cloreto de sódio) e a indústria usa como conservante dos alimentos,  ou seja, está na maioria dos produtos industrializados. “Todos os alimentos, exceto os naturais, tem um pouco de sódio, alguns mais outros menos. O excesso de sódio no corpo pode reter líquidos, comprometer o funcionamento do rim e pode até gerar pressão alta”, explica.

LEMBRE-SE: Refeições saborosas não equivalem à quantidade de sal que se coloca nos pratos. Ervas e condimentos naturais são ricos em sabor e ótimos substitutos para o excesso de sal. Aposte no manjericão, salsinha, orégano, cheiro verde, cebolinha, gengibre, alecrim e todas as variedades disponíveis são aliadas na culinária.

Confira a lista dos 10 alimentos que contem grandes quantidades de sódio.

1 – Pizza congelada

A pizza artesanal, apesar de ser um pouco menos nociva, não fica de fora da lista. Um único pedaço pode equivaler à metade das necessidades diárias de sódio.

2 – Peito de frango

Parece inofensivo, mas 115g de peito de frango sem osso e sem pele pode conter de 40 mg a 330 mg de sódio, dependendo da quantidade de água salgada inserida para cozinhar o alimento.

3 – Molhos prontos 

Uma porção de molho de tomate pronto pode conter mais de 400mg de sódio, o mesmo que 2 colheres de sopa de molho para salada.

4 – Queijo mozzarela sem gordura

Outra opção tida como light, a mozzarella sem gordura contabiliza 840 mg de sódio em uma porção.

5 – Cereal Matinal

Sim, alimentos doces também possuem sódio. Vale a pena dar uma olhada nas informações nutricionais das diferentes marcas, já que elas variam bastante. O cereal de aveia Quaker, por exemplo, contém 260 mg de sódio por porção.

6 – Macarrão Instantâneo sabor galinha 

Apesar de prático e muito saboroso, os noodles são um dos alimentos mais ricos em sódio. Um copo do produto carrega 1737 mg de sódio, que representa mais de 85% das necessidades diárias do componente.

7 – Presunto Fatiado  

Cerca de 3 fatias possuem 697mg de sódio.

8 – Atum enlatado

Escolha de muitas pessoas que fazem dieta para emagrecer, o alimento apresenta 382mg de sódio em 113g (pouco menos de uma lata).

9 – Molho de soja

Usado muito na culinária japonesa, o shoyu é riquíssimo em sódio. Uma colher de sopa possui 297mg do componente.

10 – Queijo Cottage

Apesar de pouco gorduroso, 115g de queijo cottage tem 459 mg de sódio.

Confira também

10 dicas para prevenir a alergia na primavera

Conhecida como a estação mais bela do ano, a primavera chega para alegrar nossas vidas …

9 dúvidas que você precisa tirar sobre o câncer de mama

– No Brasil todos os dias são descobertos 156 novos casos- O Outubro Rosa é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *